quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Uma visão diferente da crise

Enquanto os noticiários estão focados no caráter econômico da atual crise que abala o mundo, Tiago Dória publicou um post sobre uma abordagem mais ampla do momento que estamos vivendo:

"...não seria apenas uma crise global bancária e financeira, mas também cultural. De uma cultura de consumir mais do que precisamos, de explorar o planeta mais do que ele pode nos servir, forçar os nossos corpos e mentes mais do que podem aguentar. De mais especular do que ser prático.
Seria como se o mundo tivesse sofrido um infarto. Sobrevivemos e estamos naquele momento de avaliarmos o que precisamos melhorar para buscar o equilíbrio, um estilo mais sustentável e saudável e evitar os abusos ou descuidos anteriores, um momento positivo de reflexão."


A crise seria o momento de repensar nossos estilos de vida, não apenas a atuação do mercado financeiro.

Alguns vão além, como Roberto Lima, presidente da Vivo, que afirmou que "o momento vivido hoje no mundo pode representar a ruptura da sociedade industrial e o início da era do conhecimento".

Seguindo a lógica de ruptura e adaptação, Dória aponta que em tempos de escassez de recursos financeiros e materiais a criatividade se faz mais necessária, sendo que, atualmente, a internet tende a ser o foco principal dos projetos que aliem baixos custos e resultados práticos.

Nenhum comentário: