segunda-feira, 17 de março de 2008

Acompanhamento e análise dos blogs

Pontos a serem analisados durante o acompanhamento dos blogs:

Descrição
Fazer um breve resumo sobre o tema do blog, quem posta, sobre o que posta, há quanto tempo o blog existe.


Tema abordado
Nessa categoria inclui-se o conteúdo dos posts, as imagens, vídeos e podcasts utilizadas para falar sobre o assunto, (os links para matérias relacionadas)

Formato e Design do Blog
Análise do visual (a usabilidade/ergonomia é bacana, de fácil leitura. Por ex. o blog do Matias, pra mim, é péssima, dá preguiça de ler às vezes. Pra quem tem internet discada deve ser bem difícil esperar a página carregar. Haja paciência!), presença ou ausência de acessórios utilizados na barra lateral (presença de last.fm, twitter, links para outros blogs), linguagem adotada (coloquial, mais intelectual).

Interação
Aqui, serão analisados os comentários para as postagens, presença de comentaristas (se tem aqueles que sempre comentam), citação de matérias de outros blogs (o Alexandre Matias faz muito isso no blog dele. Ele posta coisas que viu e achou legal de outros blogs), interlocução com outros blogs, se o blog é coletivo, se outras pessoas postam também, como são essas postagens. Acho a categoria mais importante da nossa análise. É aqui que a gente vai ver se esses blogs realmente mediam cultura na blogosfera e de que forma isso se dá.

Nenhum comentário: