quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Uma visão diferente da crise

Enquanto os noticiários estão focados no caráter econômico da atual crise que abala o mundo, Tiago Dória publicou um post sobre uma abordagem mais ampla do momento que estamos vivendo:

"...não seria apenas uma crise global bancária e financeira, mas também cultural. De uma cultura de consumir mais do que precisamos, de explorar o planeta mais do que ele pode nos servir, forçar os nossos corpos e mentes mais do que podem aguentar. De mais especular do que ser prático.
Seria como se o mundo tivesse sofrido um infarto. Sobrevivemos e estamos naquele momento de avaliarmos o que precisamos melhorar para buscar o equilíbrio, um estilo mais sustentável e saudável e evitar os abusos ou descuidos anteriores, um momento positivo de reflexão."


A crise seria o momento de repensar nossos estilos de vida, não apenas a atuação do mercado financeiro.

Alguns vão além, como Roberto Lima, presidente da Vivo, que afirmou que "o momento vivido hoje no mundo pode representar a ruptura da sociedade industrial e o início da era do conhecimento".

Seguindo a lógica de ruptura e adaptação, Dória aponta que em tempos de escassez de recursos financeiros e materiais a criatividade se faz mais necessária, sendo que, atualmente, a internet tende a ser o foco principal dos projetos que aliem baixos custos e resultados práticos.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Por que colaborar?

Um texto publicado no WebInsider questionando a razão pela qual ocorrem as colaborações na internet gerou certa polêmica entre os leitores ao sugerir que os colaboradores talvez pudessem ser entendidos como "otários", uma vez que eles estariam gerando conteúdo para algo que não lhe pertence.

Os comentários em resposta ao texto são muito mais interessantes do que o próprio artigo em si e demonstram uma ampla lista de possíveis respostas para a questão.

Ps.: os comentários publicados no blog do autor do texto em questão complementam a discussão.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

A elite intelectual da blogosfera caindo de cabeça no Twitter

Bastou que eu encontrasse um dos autores (Raquel Recuero) que utilizamos em nossa pesquisa no Twitter para me conectar a vários estudiosos da blogosfera também utilizando a famosa ferramenta de microblogging. André Lemos, Alex Primo, José Luis Orihuela, Giselle Beiguelman e até Manovich estão usando a ferramenta.

É um exemplo de webring no Twitter, não?

Por tratarem de temas parecidos e se interessarem pelo mesmo assunto (todos são pesquisadores/professores lidando com a área de comunicação/internet/blogs/novas mídias/tecnologia), essas pessoas acabam se tornando próximas e constituindo uma rede. No caso, a diferença é que não se conectam através de links para os blogs umas das outras, mas sim ao decidirem "seguir" as atualizações dos perfis no Twitter de cada um deles.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Cineload

Não percam as atualizações do cineload!