terça-feira, 30 de setembro de 2008

Bibliografia de cibercultura

Enquanto pesquisava na internet em busca de bibliografia que enriquecesse o projeto e pudesse apontar novas possibilidades para minha atuação nos meus próprios blogs, encontrei o Bibliografia de cibercultura, blog criado pelo Alex Primo e que, como o nome deixa claro, reúne indicações de livros sobre cibercultura.

Apesar do layout poluído, é um blog bastante útil e divide as indicações por áreas abordadas dentro da cibercultura, como web 2.0, hipertexto e redes sociais online.

Todos os títulos estão linkados para lojas vituais nas quais podem ser comprados, o que agiliza ainda mais a pesquisa para os interessados no tema.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

tumblr

Há alguns dias utilizando o tumblr como plataforma para o meu blog, o Horizonte Arquitetado, percebo alguns pontos favoráveis e outros não. Estou em fase de adaptação e confesso que ainda não conheci todos os recursos que o serviço de blogs oferece. Porém, algumas coisas merecem ser destacadas.
O design é limpo, agradável e prático para quem lê. Porém, me assustei com a maneira de atualizar o blog, bastante diferente de serviços mais populares como o blogspot e o wordpress. Há tipos de postagens diferenciados para textos e fotos - você pode escolher entre postar textos ou fotos.
Outra coisa que percebi também é que a ferramenta é melhor aplicada para quem deseja postar imagens ou textos pequenos.
Quanto ao ponto negativo, talvez o mais gritante seja a ausência da ferramenta de comentários, o que já limita bastante a interação entre blogueiro e leitor. Sei que é possível receber os comentários através de um outro site, mas não sei como fazê-lo. Se alguém souber, por favor, me ajude!
Por enquanto, é isso. Quando estiver mais familiarizada com a plataforma, faço outros comentários.

domingo, 28 de setembro de 2008

Mosaico Esportivo

No blog coletivo outro blog individual.

O Mosaico Esportivo pretende mostrar o mundo dos esportes sob uma perspectiva além dos gramados, quadras, piscinas e pistas!

Afinal, esportes também têm espaço na cultura ubana!

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Matérias importantes sobre blogs

O Technorati divulga seus dados recentes sobre a blogosfera mundial e repercute na rede, em análises mas diretas e outras mais críticas, como a da Raquel Recuero.

- - -

Mais da metade dos internautas brasileiros acessaram blogs em junho
Blogs hospedados no Blogger tem 37,9% das visitas a blogs no Brasil, ou 8,7 milhões de visitantes únicos. Os blogs do Wordpress têm 20,3% das visitas, o equivalente a 4,6 milhões de visitantes.